Sousa/PB -

Extras

História Hoje: Tradição do lava pés

Rádio Agência

28/03/2024 às 09:08

Tamanho da fonte

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos. A prática tem raízes históricas e culturais que se conectam com a hospitalidade da época e com os valores de serviço e humildade.

No relato bíblico, Jesus surpreendeu seus discípulos ao assumir o papel de um servo e lavar-lhes os pés durante a Última Ceia, um gesto que era reservado aos criados. Essa ação exemplar de humildade e serviço foi acompanhada de um convite para que os discípulos seguissem seu exemplo.

Ao longo da história da Igreja Católica, o ritual do lava-pés foi mantido como um símbolo de humildade e serviço cristão. Com o Papa Francisco, houve uma ampliação do significado desse gesto, realizando-o não apenas dentro dos limites da Basílica, mas também em lugares como prisões, incluindo uma variedade de participantes, como detentos, mulheres e crianças. Essa mudança reflete o compromisso do Papa Francisco com a inclusão e a valorização de todos os membros da comunidade.

Além disso, em 2016, o Papa Francisco esclareceu que os participantes do ritual não precisavam mais ser exclusivamente homens, permitindo que todos os membros da comunidade fossem considerados para esse momento significativo.

Essas adaptações e ampliações do ritual do lava-pés destacam a contínua relevância e poder simbólico desse gesto de humildade e serviço na tradição católica, convidando os fiéis a seguirem o exemplo de Jesus Cristo em seu compromisso com o amor, a compaixão e o serviço aos outros.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlo Andrade
Publicação web: Patrícia Serrão

Geral Brasília 28/03/2024 - 09:08 História Hoje História Hoje quinta-feira, 28 Março, 2024 - 09:08 2:17

Continue lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera