Sousa/PB -

Extras

Clarice Herzog recebeu a condição de anistiada política

Rádio Agência

03/04/2024 às 13:04

Tamanho da fonte

Logo Agência Brasil

Lutando há quase 50 anos por Justiça, Clarice Herzog recebeu, nesta quarta-feira, a condição de anistiada política pela Comissão de Anistia. A decisão reconhece a perseguição que ela sofreu durante a ditadura militar para esclarecer as condições em que a morte de seu marido ocorreu, o jornalista Vladimir Herzog. No dia 25 de outubro de 1975, ele foi encontrado morto, depois de ter sofrido tortura nas dependências do Doi-Codi, em São Paulo. A versão oficial da morte: suicídio. Imediatamente questionada por Clarice, dada a condição em que o corpo foi encontrado: com o pescoço amarrado à uma grade da cela e com as pernas dobradas.

Essa é a relatora do processo de anistia de Clarice, a conselheira Vanda Davi Fernandes de Oliveira, que, durante a sessão, disse que está clara a perseguição que a viúva de Herzog sofreu. E pediu desculpas em nome do estado brasileiro.

Notícias relacionadas:

A luta de Clarice fez com que o caso chegasse à Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos. A condenação do estado brasileiro por omissão no esclarecimento da morte de Herzog veio nove anos depois. E o atestao de óbito – não como suicida, mas como vítima da violência do Estado – só veio em 2013, 38 anos após o assassinato do jornalista.

O reconhecimento da condição de anistiada da esposa de Vladimir Herzog veio um dia após a Comissão de Anistia ter aprovado um pedido de perdão inédito por violações na ditadura contra os krenak e os guarani-kaiowá. E faz parte dos eventos de memória dos 60 anos do golpe militar.

Direitos Humanos Rio de Janeiro Governo publica sentença que culpa Estado por morte de Vladimir Herzog Fotógrafo Fernando Frazão é finalista do Prêmio Vladimir Herzog MPF denuncia seis pela morte do jornalista Vladimir Herzog 03/04/2024 - 13:04 Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional Herzog quarta-feira, 3 Abril, 2024 - 13:04 3:24

Continue lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera