14/12/2024 às 11:40
O Dia D de mobilização nacional contra a dengue acontece neste sábado (14) em todo o Brasil. As ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, que além da dengue também transmite zika e chikungunya, incluem mutirões de limpeza em locais de risco, visitas domiciliares dos agentes de combate a endemias e orientações à população.
Após o registro do maior número de casos da história (mais de 6,6 milhões) e de óbitos (pelo menos 5.922), o país se prepara para a próxima temporada de propagação do Aedes aegypti.
No Distrito Federal, a região de Ceilândia recebe as ações de combate ao mosquito. A população é chamada a adotar medidas no dia a dia, como receber os agentes de saúde e de endemias; manter a caixa d'água fechada; colocar areia nos pratos de vasos de plantas; amarrar bem os sacos de lixo e não acumular sucata e entulho.
O Governo do Distrito Federal informa que, diariamente, cerca de 5 mil imóveis são visitados na capital federal. E que tem adotado novas tecnologias no controle a dengue, como estações disseminadoras de larvicida, borrifação residual em partes internas de domicílios e monitoramento das armadilhas que simulam criadouros e permitem a coleta dos ovos do mosquito, para impedir o desenvolvimento das larvas.
Saúde Brasília 14/12/2024 - 11:41 Luana Lavoyer / Edgard Matsuki Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional Dengue sábado, 14 Dezembro, 2024 - 11:41 1:47Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera