10/01/2025 às 10:19
Segundo o professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UNB), Roberto Menezes, o novo mandato terá como principal ponto de sustentação interno o apoio dos militares. Para a posse, inclusive, foi acionada uma quantidade inédita de forças de segurança nas ruas da capital Caracas. Na opinião de Roberto, Nicolás Maduro perdeu a oportunidade de romper o isolamento da Venezuela, principalmente após descumprir o Acordo de Barbados, assinado em 2023, quando governo e oposição definiram as regras para as eleições nacionais.
Desde o ano passado, o governo brasileiro, liderança regional, passou a adotar uma postura mais articulada com os demais países latino-americanos e distanciada de Maduro. O Brasil recebeu convite para posse do presidente venezuelano, nesta sexta, em Caracas. O presidente Lula não foi convidado pessoalmente para a cerimônia, e sim o corpo diplomático brasileiro na Venezuela.
*Com produção de Dayana Vitor.
Internacional Para especialistas, próximos seis anos serão de isolamento no país São Luís (MA) Venezuela: Maduro assume 3º mandato e promete reforma na Constituição Notícia da prisão de Corina, logo desmentida, tensiona posse de Maduro 10/01/2025 - 10:19 Sayonara Moreno / Raíssa Saraiva Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional Posse Nicolás Maduro venezuela sexta-feira, 10 Janeiro, 2025 - 10:19 4:01Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera