Sousa/PB -

Extras

Assentados de Tremembé serão incluídos em programa de proteção

Rádio Agência

17/01/2025 às 21:06

Tamanho da Fonte

Baixar

26 pessoas assentadas pela reforma agrária em Tremembé, no estado de São Paulo, serão incluídas no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas. 

Integrantes do Ministério dos Direitos Humanos estão desde segunda-feira (13) no assentamento Olga Benário, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o MST, para prestar atendimento às vítimas e apoio às famílias. 

Foram incluídas lideranças dos assentados e suas famílias no programa de proteção. Mas segundo o Ministério, novos atendimentos continuam sendo feitos na região e o número de protegidos pode aumentar. 

O assentamento do MST sofreu um ataque a tiros que atingiu oito pessoas no dia 10 de janeiro. Valdir do Nascimento, o Valdirzão, e Gleison Barbosa morreram na hora. As demais vítimas baleadas foram hospitalizadas.

Relatos do MST indicam que bandidos em 10 carros e cinco motos, todos armados, atiraram contra 20 militantes do MST que estavam reunidos no centro comunitário do assentamento. 

De acordo com a Polícia, a motivação do crime está ligada à tentativa de invasão de um terreno no assentamento para exploração imobiliária. Uma pessoa identificada pelos assentados foi presa no sábado e outro suspeito segue foragido.

Proteção a defensores

Para a coordenação do Programa de Proteção aos Defensores, o diálogo com assentados será importante para pensar ações de segurança. Segundo o órgão, não ocorreu denúncias de ameaças em outros assentamentos na região. 

O Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas busca garantir segurança para pessoas em situação de risco, vulnerabilidade ou sofrendo ameaças em decorrência da atuação em defesa desses direitos.

O MST prepara, nesta sexta-feira (17), ato em memória dos dois militantes assassinatos, com plantio de duas árvores em todos seus assentamentos e acampamentos, como forma de denúncia da violência no campo e defesa da reforma agrária.

O movimento social organiza um ato neste sábado (18), em Tremembé, por reforma agrária, vida e justiça. 

Guararema (SP), 27/01/2024 - Ato em comemoração aos 40 anos do MST na Escola Nacional Florestan Fernades, em Guararema, interior de São Paulo, com a presenca de ministros. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil Guararema (SP), 27/01/2024 - Ato em comemoração aos 40 anos do MST na Escola Nacional Florestan Fernades, em Guararema, interior de São Paulo, com a presenca de ministros. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil
Segurança Brasília 17/01/2025 - 21:05 Sayonara Moreno / Izabella Silveira Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional MST Tremembé Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos sexta-feira, 17 Janeiro, 2025 - 21:05 2:00

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera