23/01/2025 às 11:19
O filme "O último azul" foi selecionado para participar da competição oficial da 75ª edição do Festival de Berlim 2025. Com isso, o longa-metragem brasileiro com Rodrigo Santoro disputa o Urso de Ouro, um dos prêmios mais prestigiados do cinema mundial. Com direção do pernambucano Gabriel Mascaro, o longa quebra um jejum de cinco anos sem filmes brasileiros competindo no festival.
O filme conta a história de um Brasil quase distópico. O governo interna idosos em uma colônia habitacional. Nele, uma senhora de 77 anos embarca em uma jornada para realizar seu último desejo pelos rios da Amazônia.
O longa irá estrear oficialmente durante o Festival de Berlim, que acontece entre os dias 13 e 23 de fevereiro. Além de “O último azul”, outros 19 filmes concorrem na mostra principal.
Diante da boa repercussão e prêmios de outras obras brasileiras no exterior como “Ainda estou aqui” do diretor Walter Salles, Gabriel Mascaro afirmou que esse é um momento para celebrar o cinema nacional.
Parte do elenco do filme é formado por artistas manauaras e a equipe de produção, predominantemente, por profissionais das regiões Norte e Nordeste. Apesar de contar com diversos nomes brasileiros, “O último azul” é, na verdade, uma produção multinacional entre Brasil, México, Chile e Países Baixos. "O último azul" tem previsão para estrear nos cinemas brasileiros ainda em 2025.
Para ler no celular, basta apontar a câmera