23/01/2025 às 21:01
O PagBank-Pagseguro ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no último trimestre do ano passado. A lista do Banco Central, divulgada nesta quinta-feira (23), considera os 15 maiores bancos, que têm, juntos, quase 920 milhões de clientes.
As maiores das queixas contra o líder da lista foram sobre a restrição à portabilidade de operações de crédito consignado e irregularidades no acompanhamento de conta de pagamento, segundo o Banco Central.
O Banco Inter ficou em segundo lugar no ranking de reclamações, com irregularidades na segurança das operações dos cartões de crédito e restrição à portabilidade de operações de crédito consignado. Essas também foram as maiores queixas dos clientes do C6 Bank, que ficou na terceira colocação da lista.
Os três primeiros colocados no ranking do Banco Central têm, juntos, cerca de 10% do total dos clientes das 15 maiores instituições bancárias do país. Os cinco maiores bancos, que reúnem quase 60% dos clientes, também estão no TOP 15 das reclamações.
O Itaú, na quinta posição, e o Banco do Brasil, na 14ª, têm irregularidades na segurança das operações dos cartões de crédito como principal queixa. No Bradesco, sétimo colocado, os clientes reclamam mais das irregularidades na segurança das operações de crédito consignado. A Caixa está na posição 12, com reclamações sobre irregularidades na segurança das operações de crédito, exceto no caso do consignado. E o Nubank, com irregularidades na segurança das operações e serviços da conta de pagamento pós-paga. O banco ficou na 15ª posição do TOP 15.
Entre todas as reclamações, a que aparece no topo é a restrição à portabilidade de operações de crédito consignado, com 16% das mais de 50 mil reclamações registradas.
Em nota, o Banco Inter disse que está sempre melhorando seus produtos e serviços e que seu controle de qualidade aponta para a satisfação dos clientes, aos quais a instituição reafirma respeito. O C6 Bank disse que vem trabalhando para reduzir o número de reclamações e destacou o compromisso com um atendimento de excelência. O banco Itaú disse que está empenhado em diminuir as reclamações e aumentar a satisfação dos clientes e se coloca à disposição para resolver as demandas, que são usadas para melhorar produtos, serviços e atendimento. O Bradesco disse que trabalha para resolver os problemas e que o resultado fez o banco sair da terceira para a sétima posição, o que significa menos reclamações, e reafirmou o respeito aos clientes. O Banco do Brasil destacou que, pelo décimo trimestre consecutivo, está com o menor índice de reclamações por causa do trabalho de melhoria dos serviços, inclusive com uso de tecnologia. A Caixa disse que sempre faz melhorias nos seus produtos, serviços e processos e que, para aprimorar o atendimento, contratou empregados e tem usado a biometria para aumentar a segurança dos clientes.
Até o fechamento desta matéria, não recebemos retorno de PagBank-Pagseguro e Nubank.
Economia Lista do BC considera os 15 maiores bancos do país Brasília 23/01/2025 - 21:02 Roberta Lopes / Rafael Guimarães Oussama El Ghaouri – Repórter da Rádio Nacional banco central Bancos ranking Reclamações quinta-feira, 23 Janeiro, 2025 - 21:02 3:25Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera