Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio
Sousa/PB - dom, 23 de fev de 202507:37:40

Extras

Brasil já registra quase três mil casos de Oropouche em 2025

Rádio Agência

30/01/2025 às 17:46

Tamanho da Fonte

Baixar

O Brasil já registra quase três mil casos de Oropouche, com 95% das ocorrências no Espírito Santo. Nas quatro primeiras semanas do ano, foram contabilizados 2.791 casos da enfermidade no país, sendo 2.652 ocorrências apenas no estado capixaba. O Rio de Janeiro soma 99 casos de Oropouche e Minas Gerais, 30. Os demais registros foram na Paraíba, 7; Ceará, Paraná e Roraima, com um caso cada.

O Oropouche é uma doença causada por um arbovírus que foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados, principalmente nos estados da região Amazônica.

A transmissão ocorre, principalmente, pelo inseto conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, o Culicoides paraensis. Os sintomas são parecidos com os da dengue: dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia.

O Ministério da Saúde ressalta que não existe tratamento específico para a doença. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento dos sintomas. Recomenda-se evitar contato com áreas de ocorrências e minimizar a exposição às picadas dos vetores. Para isso, é importante usar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplicar repelente nas áreas expostas da pele. Outra orientação é usar telas em portas e janelas.

Em 2024, a Bahia confirmou duas mortes por febre do Oropouche no estado. Até então, não havia nenhum registro de óbito associado à infecção no mundo. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, as mortes foram registradas em pacientes sem comorbidades e não gestantes.

*Com informações da Agência Brasil

Brasília (DF) 02/02/2024 - O Ministério da Saúde define a febre do Oropouche como doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil, em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília.Foto: Conselho Federal de Farmácia/Divulgação Brasília (DF) 02/02/2024 - O Ministério da Saúde define a febre do Oropouche como doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil, em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília.Foto: Conselho Federal de Farmácia/Divulgação
© Conselho Federal de Farmácia/Divulgação
Saúde Espírito Santo concentra 95% das ocorrências da doença Brasília 30/01/2025 - 17:46 Bianca Paiva / Rafael Guimarães Daniella Longuinho – Repórter da Rádio Nacional Oropouche Espírito Santo Ministério da Saúde quinta-feira, 30 Janeiro, 2025 - 17:46 2:14

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.