03/02/2025 às 10:01
O aumento da transmissão de febre amarela nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins acende o alerta. Uma nota técnica do Ministério da Saúde, enviada às secretarias estaduais de saúde, recomenda reforço nas ações de vigilância e imunização nas áreas de risco. São Paulo concentra a maior parte dos casos de febre amarela em 2025. Por isso, o Ministério da Saúde decidiu ampliar o envio de doses do imunizante para o estado.
Serão 2 milhões de doses agora em fevereiro, sendo 800 mil doses extras. Dessas, 1 milhão já foi entregue em janeiro. A vacinação é a principal ferramenta de prevenção contra a febre amarela. O imunizante faz parte do calendário básico de vacinação para crianças de 9 meses a menores de 5 anos, com uma dose de reforço aos 4 anos de idade, além de dose única para a população de 5 a 59 anos que ainda não foi vacinada.
Quem planeja viajar para áreas com transmissão da febre amarela ou para regiões rurais e de mata precisa verificar a carteira de vacinação. Quem ainda não tomou a vacina deve procurar uma unidade de saúde pelo menos 10 dias antes da viagem, para evitar a exposição ao vírus sem proteção.
*Com locução de José Carlos Andrade
Saúde SP, MG, RR e TO tiveram aumento na transmissão da doença Brasília 03/02/2025 - 10:02 Sâmia Mendes / Marizete Cardoso Sâmia Mendes* - editora da Rádio Nacional Febre Amarela Vacinação São Paulo segunda-feira, 3 Fevereiro, 2025 - 10:02 1:20Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera