04/02/2025 às 11:20
Quarenta e uma araras-azuis foram repatriadas da Alemanha ao Brasil. A ação faz parte de projeto que tem como objetivo devolver a espécie ao seu habitat natural, na região de Curaçá, na Bahia.
As aves desembarcaram no aeroporto de Petrolina, em Pernambuco; e foram recebidas por uma equipe do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Ao chegar ao Brasil, foram adotadas medidas rigorosas de fiscalização, incluindo a verificação da documentação, a emissão da Guia de Trânsito Animal, a inspeção de bagagens e o recolhimento dos resíduos da aeronave.
Em seguida. as aves foram encaminhadas para o quarentenário, onde passaram por um processo de microchipagem.
Em 2020, o Brasil já havia repatriado 52 ararinhas-azuis. Assim como no passado, o processo atual visa a reprodução e a soltura das araras, assegurando que a espécie permaneça fora do risco de extinção.
*Com locução de José Carlos Andrade
Meio Ambiente Elas foram devolvidas ao habitat natural na região de Curaçá, na Bahia Brasília 04/02/2025 - 11:20 Sâmia Mendes / Marizete Cardoso Sâmia Mendes* - editora da Rádio Nacional Araras-azuis Repatriação Alemanha terça-feira, 4 Fevereiro, 2025 - 11:20 1:07Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera