Sousa/PB -

Extras

Viúva de Vladimir Herzog ganha na Justiça direito a pensão vitalícia

Rádio Agência

05/02/2025 às 16:23

Tamanho da Fonte

Baixar

A publicitária Clarice Herzog, viúva do jornalista Vladimir Herzog, vai receber pensão vitalícia, em função do assassinato do marido pelo Estado brasileiro, na ditadura militar, há 50 anos.

Pela decisão da Justiça Federal, que acontece em caráter liminar, Clarice vai receber quase R$ 35 mil por mês. Segundo o juiz Anderson Santos da Silva, a idade de Clarice, que tem 83 anos, e o diagnóstico de doença de Alzheimer em fase avançada pesaram em favor da sentença, que ainda vai ser avaliada pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1).

Em outubro de 1975, quando era diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo, Vladimir Herzog compareceu a uma unidade do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI). Ele tinha sido convocado pelo Exército para depor sobre suposta ligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Ali, foi torturado e morto por militares, que forjaram uma versão de suicídio por enforcamento. Com a morte do marido, Clarice Herzog começou um movimento para investigar o assassinato e punir os responsáveis.

A partir daí, Clarice também passou a ser perseguida pela ditadura. Por isso, teve a condição de anistiada política aprovada, em março do ano passado, pela Comissão de Anistia.

Em nota, o Instituto Vladimir Herzog afirmou que a concessão da medida liminar é um importante marco que garante o imediato pagamento da prestação mensal devida à viúva.

O valor da reparação à Clarice corresponde ao salário do cargo que ocupava Vladimir Herzog quando foi assassinado.

Brasília (DF), 05/02/2025 - Clarice Herzog. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 05/02/2025 - Clarice Herzog. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Justiça Jornalista foi assassinato pela ditadura há 50 anos São Paulo 05/02/2025 - 16:23 Nádia Faggiani/Sumaia Villela Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional Vladimir Herzog Ditadura Militar Medidas de Reparação quarta-feira, 5 Fevereiro, 2025 - 16:23 1:48

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera