06/02/2025 às 15:45
A emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro, que estava fechada desde 2020, foi reaberta na manhã desta quinta-feira (6).
A cerimônia contou com a presença do presidente Lula, da ministra da Saúde Nísia Trindade, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e de outras autoridades.
A nova emergência foi modernizada e conta com 50 leitos para atendimento adulto e pediátrico. Funcionando 24 horas por dia, a cada turno vão trabalhar 48 enfermeiros, 130 técnicos de enfermagem, 20 cirurgiões e cinco pediatras.
O serviço faz parte da rede de urgência e emergência da capital e do estado do Rio, atendendo usuários em estado grave ou que exijam cuidados especializados e é gerido pela Central de Regulação do SUS, Sistema Único de Saúde.
Com a emergência reaberta à população, o Hospital Federal de Bonsucesso retoma a plena capacidade da unidade de saúde, que passou de 412 para 423 leitos disponíveis.
Além disso, mês passado foi reativado o Centro de Diagnóstico por Imagem, com a disponibilização de exames de ultrassonografia e de um novo equipamento de raio-X de alta precisão. A retomada plena do hospital faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio, que totaliza seis unidades.
O presidente Lula destacou que todos os pacientes precisam ser tratados com respeito.
"Todo mundo tem direito a ser tratado com respeito, com decência e com dignidade. E é por isso que eu vou dizer pra vocês e eu quero que vocês saibam. Ainda faltam dois anos para terminar o meu mandato, eu quero que você saibam que nós vamos transformar os seis hospitais federais do Rio de Janeiro em motivo de orgulho para o Brasil e para o povo do Rio de Janeiro".
Desde outubro de 2024, a unidade é administrada pelo Grupo Hospitalar Conceição, empresa estatal pública do Rio Grande do Sul. O Hospital Federal de Bonsucesso possui mais de 56 serviços especializados, e a grande referência da unidade são as cirurgias oncológicas.
Para ler no celular, basta apontar a câmera