06/02/2025 às 11:34
A fusão da Gol com a Azul deverá estar concluída em 12 meses, prazo estabelecido pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Por enquanto, as empresas, que detém 63% do mercado nacional. estão ainda na fase de apresentação de documentos, mas, na semana que vem, o governo deve se reunir com o diretor do Cade para fazer esse acompanhamento.
A informação é do ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, que participou do programa Bom dia Ministro, da EBC. Ele acrescentou que a prioridade é preservar as empresas e garantir a governança delas, além de fazer com que tenham mais capacidade de comprar aeronaves e insumos. Mas afirmou que o governo não vai aceitar aumento do preço de passagens.
As duas companhias assinaram um memorando de entendimento em janeiro para iniciar as negociações da fusão. Entretanto, o processo depende da conclusão da recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos, prevista para abril.
As duas companhias assinaram um memorando, em janeiro, para iniciar as negociações para a fusão. Mas isso depende do fim da recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos, prevista para abril.
O ministro disse, ainda, que conversou com o presidente da Câmara, Hugo Motta, sobre a necessidade de apoio do Congresso na abertura do mercado da aviação nacional para empresas estrangeiras. E falou sobre o Voa Brasil, que oferece passagens aéreas por até R$ 200 para aposentados do INSS. O programa bateu recorde de reservas em janeiro: com mais de 5.300 bilhetes. Mas ainda está longe dos 3 milhões de passagens disponibilizadas. A ideia é ampliar a divulgação do programa.
E o ministro fez um alerta que é sempre bom reforçar. A questão dos golpes. Quando o aposentado for comprar uma passagem pelo Voa Brasil, deve fazer a reserva somente pelo site oficial voabrasil.sistema.gov.br/login. O acesso deve ser feito com a conta Gov.br.
Política Brasília 06/02/2025 - 11:35 Fábio Cardoso / Edgard Matsuki Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional Silvio Costa ministro aeroportos quinta-feira, 6 Fevereiro, 2025 - 11:35 2:44Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera