06/02/2025 às 10:43
O desabamento do teto da Igreja de São Francisco, em Salvador, na Bahia, nessa quarta-feira (5), deixou uma pessoa morta e vários feridos.
De propriedade da Comunidade Franciscana da Bahia, a igreja - conhecida como "igreja de ouro" - e o convento de São Francisco são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e classificados como duas das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
O convento foi fundado em 1587 e a atual igreja, revestida em ouro, teve sua construção iniciada em 1708, e é considerada uma das mais ricas expressões do barroco brasileiro.
O Iphan informou, por meio de nota, que recebeu na última segunda-feira um pedido de avaliação de uma dilatação do forro do teto da Igreja; e que tinha uma visita técnica à Igreja de São Francisco de Assis agendada para esta quinta-feira.
Ainda segundo a autarquia, o pedido não indicava qualquer situação de emergência ou comunicado da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou outros órgãos a respeito de eventuais riscos.
Ainda na nota, o Iphan disse que já havia, inclusive, emitido um auto de infração em 2022 à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil por causa da degradação da Igreja por falta de manutenção e conservação.
O Iphan se colocou à disposição para colaborar com as investigações e para a adoção de medidas necessárias para a preservação e restauração do patrimônio histórico e cultural.
*Com colaboração de Daniella Longuinho
Para ler no celular, basta apontar a câmera