06/02/2025 às 15:49
Após denúncias de lideranças da Terra Indígena Setemã, no Amazonas, de garimpeiros ilegais que estavam explorando ouro naquela comunidade, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Polícia Federal que fosse instaurado de inquérito para investigar a situação.
Os indígenas contaram que havia várias balsas garimpeiras no Rio Madeira e relataram que a estavam recebendo ameaças. A terra indígena fica no município de Borba, no interior do estado.
O MPF reuniu provas, incluindo vídeos e fotografias que confirmam a presença das embarcações e o impacto ambiental causado pelo garimpo ilegal. A exploração ilegal de minérios na região do Rio Madeira ocorre os estados Amazonas e Rondônia.
As lideranças indígenas reforçaram a necessidade de uma efetiva fiscalização para inibir a presença de embarcações garimpeiras ilegais na Terra Indígena Setemã, especialmente na Ilha do Jacaré.
O MPF enfatizou junto à Polícia Federal a urgência da atuação das autoridades, considerando os riscos de conflito e a degradação ambiental no local.
A atividade garimpeira compromete a qualidade da água, além de apresentar inúmeros danos à saúde de indígenas e ribeirinhos no local.
Segurança Indígenas relataram que estavam recebendo ameaças Manaus 06/02/2025 - 15:49 Rádio Nacional/ Sumaia Villela Victor Litaiff - repórter da Rádio Encontro das Águas para a Rádio Nacional Terra Indígena Setemã indígenas Garimpo Ilegal quinta-feira, 6 Fevereiro, 2025 - 15:49 1:19Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera