O aplicativo Receita Saúde emitiu cerca de 1,370 milhão recibos de despesa com saúde, em janeiro, o primeiro mês desde que a ferramenta passou a ser obrigatória.
Médicos, dentistas e psicólogos foram responsáveis por mais de 90% dos recibos emitidos. Além desses, também houve emissão para fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais.
A Receita Federal explica que o contribuinte que efetuou o pagamento da despesa médica pode consultar os registros no aplicativo. Também não precisa imprimir os comprovantes para a declaração do imposto de renda em 2026, que terá como ano-base 2025. A informação já fica armazenada na base de dados da Receita Federal.
De acordo com informações da malha fiscal, em 2024, as despesas médicas foram responsáveis por cerca de 25% das retenções. A ideia do uso do aplicativo é mudar essa realidade.
O serviço do Receita Saúde era facultativo até dezembro, portanto, os 498 mil recibos emitidos ano passado já serão considerados na declaração pré-preenchida a ser liberada este ano.
O aplicativo da Receita Federal está disponível para dispositivos móveis IOS e Android e pode ser baixado nas lojas de aplicativos.
Nosso site depende da exibição de anúncios para fornecer conteúdo gratuito. Por favor, considere desbloquear seu bloqueador de anúncios e recarregar a página para nos apoiar.