10/02/2025 às 16:18
O Instituto Nacional de Meteorologia renovou o alerta vermelho - de grande perigo - que atinge mais de 400 cidades em quase todo o Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina. A preocupação é com os riscos à saúde, principalmente de crianças e idosos, por causa das temperaturas 5ºC acima da média, até, pelo menos, a noite de terça-feira (11).
A Justiça gaúcha, inclusive, suspendeu o início do ano letivo para 700 mil alunos da Rede Estadual nesta segunda (10). A Procuradoria-Geral do Estado recorreu da liminar e aguarda a nova decisão da Justiça.
Todo restante do Rio Grande do Sul e Santa Catarina também sofrem com o calor, com alertas "laranjas", um pouco mais moderados, mas que devem durar até quarta-feira (12).
Na manhã desta segunda-feira, a cidade do Rio de Janeiro também emitiu aviso de "calor alto", 36°C a 40°C, com previsão de permanência por, pelo menos, três dias consecutivos.
Já na Região Norte do país, a preocupação são as chuvas intensas, na grande faixa que pega do Acre e se estende ao oeste do Maranhão. Até terça-feira, os acumulados podem chegar a 100 mm no dia, com ventos intensos de até 100 km/h.
Esse cenário pode estar sendo influenciado pelo fenômeno La Niña, o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Segundo o Inmet, o país já está sob o efeito do fenômeno climático, com redução das chuvas na Região Sul e maiores períodos longos sem chuva. Nas regiões Norte e Nordeste é o inverso: excesso de chuva.
Com o La Niña, que deve durar até abril, as frentes frias passam mais rápido e levam mais chuvas para o Sudeste, podendo chegar até o litoral nordestino.
Para ler no celular, basta apontar a câmera