10/02/2025 às 22:36
A procura pela vacina da dengue no país está bem abaixo do esperado. Pouco mais da metade das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde foi aplicada em um ano de campanha, iniciada em fevereiro do ano passado.
De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde, mais de 3,2 milhões de doses foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo-alvo definido pelo Ministério da Saúde. Mais de 6,3 milhões de doses da vacina já foram distribuídas. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, todas as unidades federativas recebem doses contra a dengue. Foram selecionadas regiões de saúde com municípios de grande porte, alta transmissão nos últimos dez anos e/ou altas taxas de infecção nos últimos meses.
A farmacêutica Takeda tem priorizado o fornecimento de doses para o Sistema Único de Saúde (SUS). Com a baixa disponibilidade de compra da vacina, o ministério informou que tem reforçado ações de prevenção e monitoramento.
Em janeiro, a pasta reinstalou o Centro de Operações de Emergência em Saúde, para ampliar o monitoramento das arboviroses no Brasil. As ações acontecem em um momento de preocupação, devido à detecção do sorotipo 3 da dengue em diversas localidades. Esse sorotipo não circulava no país de forma predominante desde 2008, o que pode deixar grande parte da população suscetível à infecção.
*Com informações da Agência Brasil
Para ler no celular, basta apontar a câmera