11/02/2025 às 15:10
O novo catálogo "Sementes da Resistência" traz informações sobre as sementes crioulas, que são aquelas adaptadas ao clima e ao solo de agroecossistemas onde foram cultivadas ao longo de vários ciclos. Graças aos costumes e práticas de famílias de agricultores.
A vantagem das sementes crioulas é a resistência às doenças locais, por causa da manutenção de uma grande diversidade de características em seu genoma, que produz culturas geneticamente diversificadas.
O estudo é resultado de um esforço do Movimento dos Pequenos Agricultores de Alagoas e da Embrapa Alimentos e Territórios. Nele, estão reunidos dados sobre 47 variedades crioulas de 11 espécies, cultivadas por 40 famílias em cinco municípios alagoanos.
O catálogo também é um instrumento de preservação da agrobiodiversidade, com informações sobre as características morfológicas das plantas, usos tradicionais, formas de manejo e estratégias de conservação.
Foram catalogadas variedades de fava, de feijão-comum, além de feijão-de-corda, milho, macaxeira/mandioca, batata-doce e outras espécies.
A publicação está disponível no site da Embrapa.
Para ler no celular, basta apontar a câmera