11/02/2025 às 08:12
No Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, o Viva Maria destaca a trajetória de Nicole Oliveira Semião, uma jovem astrônoma brasileira que, com apenas 12 anos, já é reconhecida mundo afora por suas contribuições à astronomia.
A menina sonha em se tornar engenheira aeroespacial. Desde muito jovem, Nicole desenvolveu uma paixão pelo universo, passando noites observando as estrelas. Com seu olhar atento, a jovem já identificou 78 asteroides, e seus feitos lhe renderam uma medalha de honra ao mérito, concedida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Ela participa do programa Caça Asteroides, uma parceria entre o MCTI e a IASC/NASA, usando um software para localizar esses corpos celestes.
Além de se destacar no campo da astronomia, Nicole tem sido uma fonte de inspiração para outras meninas, levando o conhecimento científico para sua escola, em Fortaleza, onde já formou equipes para caçar asteroides. Seu trabalho vai além das fronteiras locais, com reconhecimento internacional, inclusive uma premiação em Dubai.
Confira a entrevista no player.
Para ler no celular, basta apontar a câmera