Sousa/PB -

Extras

Botox vencido, insumo reutilizado: Anvisa fiscaliza clínicas estéticas

Rádio Agência

13/02/2025 às 11:55

Tamanho da Fonte

Baixar

Produtos sem registro, equipamentos usados de forma indevida, anestésico sem validade, botox vencido. Essas são algumas das irregularidades encontradas no primeiro dia da Operação Estética com Segurança, feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fiscalizar os produtos e serviços de clínicas de estética.

Na primeira etapa da Operação, no início da semana, foram fiscalizados 19 locais em Brasília, Goiânia, São Paulo, Osasco, Barueri e Belo Horizonte. E em todos foram encontradas irregularidades.

Havia até clínica que fazia procedimento invasivo sem ter autorização pra isso. Foi encontrada outra, em Belo Horizonte, que fazia microagulhamento na pele com instrumentos reutilizados.

Em outro local, em Goiânia, foram apreendidas embalagens de fenol abertas e vencidas. O uso do produto para fins estéticos está suspenso no Brasil desde junho do ano passado.

O material foi encaminhado à polícia para embasar as investigações. As empresas autuadas podem ser obrigadas a pagar multas ou até ter a licença de funcionamento cancelada.

Enquanto isso, o cliente precisa ficar atento. Segundo a Anvisa, entre 2018 e 2023, os serviços de estética e embelezamento ficaram entre os mais denunciados.

A dica mais importante é desconfiar sempre: de promessas milagrosas, de preços muito abaixo do de mercado, da dica da influenciadora. É preciso perguntar qual produto está sendo aplicado, verificar se está na validade, ver se agulhas e outros instrumentos são mesmo descartáveis.

Em caso de dúvida consulte um profissional de saúde habilitado ou a Anvisa. Ela tem até um site com os produtos e procedimentos permitidos no Brasil. E para recebimento de denúncias, é só conferir no gov.br/Anvisa.

Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Saúde Todos os 19 locais visitados na 1ª etapa possuíam irregularidades Brasília 13/02/2025 - 11:55 Leila Santos/Sumaia Villela Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional Clínicas de Estética Vigilância Sanitária Anvisa quinta-feira, 13 Fevereiro, 2025 - 11:55 2:12

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera