Sousa/PB -

Extras

Lula defende estudos para explorar petróleo na Margem Equatorial

Rádio Agência

13/02/2025 às 16:26

Tamanho da Fonte

Baixar

Em meio ao debate sobre a intenção da Petrobras de perfurar poços para extração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas, no litoral do Amapá, o presidente Lula voltou a defender que, ao menos, seja feito um estudo sobre a existência do combustível fóssil.

Segundo Lula, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, deve se reunir com o IBAMA, para avaliar formas de autorizar a Petrobras a fazer as análises.  

"Tem gente que fala que não pode pesquisar a Margem Equatorial para saber se a gente tem petróleo. Eu quero preservar, mas eu não posso deixar uma riqueza que a gente não sabe se tem e quanto é, a 2 mil metros de profundidade, enquanto Suriname e a Guiana estão ficando ricos às custas do petróleo que tem a 50 quilômetros de nós. Eu não quero estragar um metro de coisas aqui, mas ninguém pode proibir a gente de pesquisar para saber o tamanho da riqueza que a gente tem".

O assunto foi mencionado pelo presidente nesta quinta-feira (13), durante a cerimônia de anúncios e entregas no Amapá. O pedido da Petrobras para realizar estudos nas chamadas águas profundas na Bacia da Foz do Amazonas foi negado pelo IBAMA, que alegou, entre outros pontos, a falta de um estudo completo sobre o impacto ambiental.  

Ainda no evento, Lula disse que o governo vai lançar três programas para a população mais pobre. Um que cria crédito consignado para os trabalhadores de empresas privadas; outro que aumenta a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até CINCO MIL reais e o terceiro, para distribuir botijão de gás, de graça.  

Ao lado de ministros e autoridades, o presidente entregou mais de 280 moradias do Minha Casa Minha Vida. Na mesma cerimônia, foi autorizado o início de um novo campus do Instituto Federal do Amapá, com capacidade para mil e quatrocentos estudantes.  

Também foi feita a concessão de áreas da União, para regularização fundiária e urbanização, para dar “segurança jurídica para as pessoas físicas e empreendedores da região”.

Brasília (DF) 02/10/2023 – Ibama renova licença da Petrobras para perfuração na Margem Equatorial.Trata-se da 21ª licença concedida para perfuração na região desde 2004Arte Petrobras/Divulgação Brasília (DF) 02/10/2023 – Ibama renova licença da Petrobras para perfuração na Margem Equatorial.Trata-se da 21ª licença concedida para perfuração na região desde 2004Arte Petrobras/Divulgação
© Arte Petrobras/Divulgação
Política Presidente fez anúncios e entregas de programas federais no Amapá Brasília 13/02/2025 - 16:26 Bianca Paiva / Akemi Nitahara Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional margem equatorial Lula Petrobras Foz do Amazonas Petróleo quinta-feira, 13 Fevereiro, 2025 - 16:26 2:00

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera