Após a queda de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador, uma equipe com 15 servidores do Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, deu início aos trabalhos “para a contratação de obras emergenciais” no local. A informação é da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que mencionou a quantidade de obras que estão com restauro previsto no Novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento.
"Nós conseguimos colocar a ação de restauro no PAC. São R$ 740 milhões, que estão sendo investido no restauro de mais de 140 obras e mais 102 projetos em andamento. Já existia inclusive um investimento de R$ 6 milhões em obras de restauros dentro da igreja. S ó que quando foi sinalizada a questão do teto, que inclusive nem os próprios padres imaginavam que aquilo lá iria ceder, senão eles não iriam abrir a igreja".
A informação foi dada nesta quinta-feira (13), durante o programa Bom Dia Ministra, da EBC, Empresa Brasil Comunicação. Vale lembrar que, na semana passada, a queda de parte do teto da igreja de São Francisco - tombado pelo Iphan - provocou a morte de uma turista e deixou seis pessoas feridas. Margareth Menezes fez questão de explicar que os monumentos tombados devem ser cuidados pelos proprietários.
"O Iphan quando faz um tombamento é a partir de análises de pessoas, de profissionais, sobre o valor daquele patrimônio E aí existe as responsabilidades de manter as reformas, de manter os restauros que existe são das pessoas que são donos dos patrimônios. Então é importante as pessoas saberem que nem todas as coisas que são tombadas são patrimônios do Iphan, do governo brasileiro."
A Igreja e o Convento de São Francisco de Assis são tombados como Patrimônio Mundial, pelo Iphan. Construída entre os séculos 17 e 18. O interior da igreja tem detalhes em madeira talhada, banhados a ouro e painéis de azulejos portugueses, com a imagem que faz referência ao nascimento de São Francisco.
Nosso site depende da exibição de anúncios para fornecer conteúdo gratuito. Por favor, considere desbloquear seu bloqueador de anúncios e recarregar a página para nos apoiar.