14/02/2025 às 20:07
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferecerá uma nova vacina para gestantes que protege os bebês contra um vírus perigoso: o sincicial respiratório. A decisão foi tomada nesta semana pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).
O sincicial respiratório causa bronquiolite e pode ser grave, principalmente em crianças pequenas e idosos, como explica a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Mônica Levi.
"Esse vírus é a principal causa de internação em crianças abaixo de 1 ano. É uma causa de internação por bronquiolite e por pneumonia causada por esse vírus. Não só isso, como necessidade de oxigenação e consultas à emergência. Infelizmente também é uma causa importante de óbitos nos lactentes, particularmente em prematuros que têm um risco ainda maior de doença grave", explica.
A nova vacina, chamada Abrysvo, foi testada em 7 mil gestantes e mostrou uma proteção de mais de 80% contra casos graves nos primeiros três meses de vida do bebê.
A aplicação será feita durante a gravidez, entre a 24ª e a 36ª semana, para que a mãe passe os anticorpos para o bebê ainda na barriga.
Segundo a Fiocruz, neste ano, houve registro de 370 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus sincicial e oito mortes. A doença é mais transmitida no inverno.
Além da vacina para gestantes, o SUS também oferecerá um medicamento para bebês prematuros, chamado nirsevimabe. Este não é uma vacina, que estimula a produção de anticorpos, mas um anticorpo pronto que protege as crianças contra infecções graves.
A vacinação ainda não tem data para começar até que o Ministério da Saúde defina o calendário e as condições de distribuição da vacina.
Para ler no celular, basta apontar a câmera