Sousa/PB -

Extras

SUS: UPA é reconhecida por atendimento eficaz e humanizado

Rádio Agência

16/02/2025 às 17:29

Tamanho da Fonte

Baixar

A Unidade de Pronto Atendimento Colubandê, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, é a primeira UPA do Brasil a receber uma certificação de boas práticas de um Conselho Regional de Enfermagem. O selo premia a unidade depois de adotar um método eficaz e seguro para orientar os cuidados clínicos, oferecendo um atendimento individualizado e humanizado. 

A diferença dessa UPA é a avaliação dos pacientes por meio de diagnósticos e intervenções feitos pela enfermagem. Isso garante a continuidade do cuidado desde a entrada até a transferência para unidades de alta complexidade, se for necessário.  

O projeto inovador faz o registro e a documentação do atendimento de enfermagem baseado na teoria de Marjory Gordon, enfermeira dos Estados Unidos que criou o método considerado referência internacional.  O processo avalia 11 padrões funcionais de saúde, como metabolismo, sono e crença, considerados uma ferramenta poderosa para a enfermagem.  Assim, os profissionais que convivem mais de perto com os pacientes podem identificar problemas de saúde, realizar diagnósticos de enfermagem e planejar intervenções. 

Na classificação de risco, a UPA Colubandê usa critérios associados aos diagnósticos da equipe de enfermagem, o que proporciona maior nitidez sobre os cuidados que cada paciente precisa. Nas salas amarela e vermelha, também foram implementados processos baseados em Gordon, que aperfeiçoam os cuidados clínicos e proporcionam maior autonomia aos enfermeiros. 
 
A UPA Colubandê integra o Complexo Hospitalar Alberto Torres. No ano passado, o hospital também recebeu certificação do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, por implementar processos de enfermagem baseado na teoria de Wanda Horta, enfermeira paraense a qual propôs que a enfermagem deve se estabelecer no atendimento das necessidades humanas em três dimensões: psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais. 

 

Saúde Unidade de saúde de São Gonçalo (RJ) adota referência internacional Rio de Janeiro 16/02/2025 - 17:30 Leila dos Santos / Eliane Gonçalves Priscila Thereso UPA Colubandê Conselho Regional de Enfermagem SUS domingo, 16 Fevereiro, 2025 - 17:30 2:08

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera