19/02/2025 às 12:52
Moradores de Santa Catarina vêm sentindo os efeitos do calor intenso. A capital, Florianópolis, registrou temperatura acima dos 39 graus, a maior do ano, segundo previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do estado. O forte calor, que atinge o estado, levou a prefeitura de Capivari de Baixo a decretar calamidade pública.
Segundo a prefeitura local, o decreto é válido por 90 dias, devido à grave escassez de recursos hídricos e ao aumento das temperaturas, que afetam diretamente a qualidade de vida e o bem-estar da população. No Rio Grande do Sul, o tempo deve voltar a ficar firme em grande parte do estado, a partir de quarta-feira (19).
E esta quarta-feira será de muito calor também no sudeste do país. A tendência, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, é de tempo firme em grande parte de Minas Gerais, com possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde, típicas de verão. Em São Paulo, tempo firme em diversas cidades, mas instabilidade principalmente na faixa leste do estado.
No Rio, enquanto tentam se proteger do calor, moradores relatam falta d’água e dificuldade para dormir sem ventilação devido à falta de energia em algumas localidades.
Tempo firme também no Centro-Oeste. Para a Região Norte, previsão de instabilidades associadas ao calor e à alta umidade mantém as pancadas de chuva ao longo da semana. Pode chover em alguns estados do Nordeste. Na parte central da Bahia e de Pernambuco, a tendência é de tempo firme nos próximos dias.
Para ler no celular, basta apontar a câmera