22/02/2025 às 13:27
O acesso à Rumble começou a ser bloqueado no Brasil neste sábado (22). A suspensão da plataforma de vídeos foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, nessa sexta-feira (21).
A Anatel informou que já comunicou mais de 21 mil empresas de telecomunicações para suspender o acesso à rede social e que monitora o cumprimento da decisão judicial pelas prestadoras.
A medida foi tomada 48 horas após a plataforma descumprir repetidas ordens do STF para suspender a conta do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que está foragido, e de não indicar um representante legal no país.
Para o ministro Alexandre de Moraes, há tentativa da plataforma de não se submeter às leis e ao Poder Judiciário brasileiro para criar um ambiente de total impunidade e de ‘terra sem lei’ nas redes sociais no país.
Segundo o ministro, existe a atuação de grupos extremistas e milícias digitais nas redes com a divulgação massiva de discursos nazistas, racistas, fascistas, de ódio e antidemocráticos.
Mas as determinações de Moraes foram criticadas pelo dono da plataforma, Chris Pavlovski, nesta semana. Em postagem na rede X, ele chamou a ordem de ilegal e secreta, afirmando que não a cumpriria.
No início de fevereiro, o ministro Alexandre Moraes havia determinado o bloqueio do perfil e dos ganhos do blogueiro Allan dos Santos com a divulgação do conteúdo, multa diária de R$ 50 mil reais, em caso de descumprimento.
Na mesma decisão, a Rumble deveria indicar uma pessoa responsável pela empresa no Brasil. Agora, a suspensão vale até que a plataforma cumpra as decisões do Supremo.
Para ler no celular, basta apontar a câmera