24/02/2025 às 18:48
Pais e responsáveis devem ter atenção redobrada com crianças e adolescentes durante o carnaval. Para reforçar esse alerta, o governo do Rio de Janeiro, por meio da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), lançou uma campanha para prevenir o desaparecimento de crianças e adolescentes durante os festejos no estado.
A iniciativa será realizada pelo programa SOS Crianças Desaparecidas em parceria com o Rio Ônibus e OnBus e acontecerá nos ônibus, nos terminais e na Rodoviária Novo Rio, onde são feitos embarques para outros estados. Durante a campanha, serão exibidos vídeos informativos e os passageiros receberão orientações.
Luiz Henrique Oliveira, gerente do SOS Crianças Desaparecidas, reforça que é fundamental intensificar ações de prevenção nesse período. Segundo ele, os responsáveis também têm um papel importante para diminuir esses casos.
"É fundamental que o responsável legal conduza essa criança com todo o cuidado necessário, com uma pulseirinha, com nome, telefone e endereço. Se não tiver a pulseira, coloca um crachá, coloca um esparadrapo, mas antes de tudo é conscientizar a criança de que ela tem o direito de brincar e de pular e ele, como guardião, de vigiar e de cuidar", explica.
A Rodoviária do Rio tem um alto fluxo de passageiros e, por isso, os telões do terminal exibirão um vídeo da campanha com dicas para evitar o desaparecimento de crianças. Na quinta-feira (27), uma equipe da FIA-RJ, composta por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais, orientará pais e responsáveis sobre a identificação correta das crianças e o acompanhamento atento em locais com grande concentração de pessoas.
Em caso de desaparecimento, os responsáveis devem procurar a delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência, sem a necessidade de aguardar 24 horas. A lei federal da Busca Imediata determina que a investigação de desaparecimento de crianças e adolescentes deve começar logo após a notificação.
Para ler no celular, basta apontar a câmera