25/02/2025 às 12:45
O Exército expulsou seis militares suspeitos de tortura a soldado, dentro de quartel. Foram desligados da corporação cinco soldados e um cabo.
O caso aconteceu no dia 16 de janeiro, no Regimento de Cavalaria Mecanizado de Pirassununga, no interior paulista.
Depois da formatura do rancho, nome dado à reunião diária para distribuição das tarefas para os soldados, o Cabo Douglas determinou que a vítima, o soldado Anderson, de 19 anos, juntamente com outros quatro soldados fizessem a limpeza de um local utilizado para descarte de recicláveis.
No local, a ordem mudou, e os soldados mais antigos determinaram que a vítima teria que se deslocar até uma Câmara Fria, onde seriam feitos outros serviços. Lá, ele foi vítima de vários golpes, com objetos contundentes, como cabo de vassoura e pedaços de paletes na região das nádegas, coxas e cotovelo.
Em janeiro, a vítima registrou um boletim de ocorrência contra os colegas. Depois das agressões, o soldado precisou de atendimento médico no pronto-socorro da cidade. Ele ainda relatou um surto psicótico, ameaçou cometer suicídio e disse temer ser procurado pelos agressores.
Em nota, o Comando Militar do Sudeste informou que os militares envolvidos no fato já foram expulsos das fileiras do Exército Brasileiro, e vão responder como civis a processo judicial. A instituição informou ainda que repudia a prática de maus tratos ou atos que violem os direitos fundamentais do cidadão.
Geral Acusados vão responder como civis a processo juducial São Paulo 25/02/2025 - 12:45 Ana Lúcia Caldas / Marizete Cardoso Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional Exército militares Tortura Agressão terça-feira, 25 Fevereiro, 2025 - 12:45 1:42Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera