Sousa/PB -

Extras

Filha ganha pensão vitalícia após separação da mãe com hanseníase

Rádio Agência

10/03/2025 às 15:19

Tamanho da Fonte

Baixar

Logo Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que o governo fluminense pague pensão vitalícia à filha de uma paciente que foi interna no Hospital Estadual Tavares de Macedo, ex-colônia de hanseníase, na cidade de Itaboraí, região metropolitana do estado.

Nascida em 1983, a beneficiária foi retirada do convívio da mãe, infectada pela doença popularmente conhecida como lepra e bastante estigmatizada na época.

Notícias relacionadas:

A decisão tem como base uma Lei Estadual de 2022, que obriga o Estado do Rio de Janeiro a reparar as vítimas da segregação parental, decorrente da política sanitária de contenção da doença, vigente até dezembro de 1986.

O Estado argumentou que a lei seria inconstitucional e sem regulamentação, o que foi negado pela Justiça.

Doença

A hanseníase é causada por uma bactéria que atinge a pele e os nervos periféricos. Sem diagnóstico e tratamento precoces, pode causar deficiências. O tratamento, oferecido gratuitamente pelo SUS, dura de seis a 12 meses.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a segunda posição mundial em número de novos casos, especialmente em regiões com maior vulnerabilidade social.
 
No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que regulamenta a lei que trata da concessão de pensão especial para pessoas atingidas pela hanseníase, submetidas a isolamento e a internações compulsórias. Também foram contemplados filhos separados dos pais por essas internações forçadas.

Justiça Caso aconteceu no estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro (RJ) Programa revela história de famílias separadas pela hanseníase Filhos de isolados por hanseníase no passado vão receber pensão Hanseníase: conheça verdades e mitos sobre a doença 10/03/2025 - 15:19 Vitória Elizabeth / Raíssa Saraiva Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional Hanseníase Reparação Internação Compulsória pensão vitalícia Rio de Janeiro segunda-feira, 10 Março, 2025 - 15:19 2:17

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera