18/03/2025 às 10:24
No total, os disparos deixaram 167 mortos e 188 feridos de janeiro para cá. Entre as vítimas estão três crianças, três adolescentes e sete idosos. O instituto identificou, ainda, que 27 das vítimas foram atingidas durante a realização de operações policiais, sendo que sete morreram. No mesmo período do ano passado, foram dez casos em ações dos agentes de segurança, sendo uma morte e nove feridos.
A cidade do Rio de Janeiro concentra 34 dos 41 casos de balas perdidas em 2025. Na avaliação do coordenador regional do Instituto Fogo Cruzado no Rio de Janeiro, Carlos Nhanga, o estado precisa revisar os protocolos de enfrentamento à criminalidade.
"Esse cenário fica ainda mais grave quando observamos que 66% dessas vítimas foram atingidas durante ações ou operações policiais. Não estamos falando só de números, estamos falando de vidas. Vidas de crianças, de adolescentes, de idosos, de trabalhadores, de pais e mães, de famílias que não tiveram suas vidas devidamente protegidas pelo Estado."
A Secretaria de Estado de Segurança Pública informou que não comenta sobre os dados presentes no relatório, “uma vez que não tem conhecimento da metodologia utilizada para sua coleta”.
* Com informações da Agência Brasil.
Para ler no celular, basta apontar a câmera