Sousa/PB -

Extras

Brasil tem 57 mi de consumidores com o nome sujo, mas que não sabem

Rádio Agência

26/03/2025 às 08:15

Tamanho da Fonte

Baixar

Uma pesquisa da Serasa, que oferece serviços financeiros para pessoas físicas e empresas, identificou 57 milhões de consumidores endividados no país, mas que não sabem que estão no vermelho, porque não monitoram o CPF ou o CNPJ com regularidade.

Deste total, 19 milhões tiveram o nome negativado e já foram incluídos no cadastro de inadimplentes, sendo impedidos de acessar créditos ou contratar serviços. Apenas no Rio de Janeiro, cinco milhões de consumidores não sabem que estão endividados, sendo que mais de dois milhões já estão negativados.

O especialista em educação financeira da Serasa, Lucas Tosati, lembra que até a próxima segunda-feira (31/3), esses inadimplentes podem acessar as ofertas de vários setores, como bancos, operadoras de cartão de crédito, universidades e securitizadoras, que compram dívidas de outras empresas e as transformam em títulos negociáveis. Para ele, o desconhecimento sobre dívidas pode ter diferentes causas.

“Como falta de monitoramento do CPF ou do CNPJ, dados cadastrais desatualizados e, de maneira mais ampla, a desinformação financeira. Muitos consumidores e até empreendedores acabam descobrindo essa pendência, inclusive, só quando vão tentar contratar algum tipo de crédito. Seja financiamento, crediário, cartão ou até algum empréstimo pessoal.”

Lucas Tosati enfatizou que no mutirão nacional Limpa Nome, o consumidor se beneficia de descontos de até 99%. As negociações podem ser feitas pelo site e também no aplicativo da Serasa. Já o atendimento presencial acontece nas agências dos Correios em todo o país. Lembrando que o mutirão vai até a próxima segunda-feira, 31 de março.
 

Brasília (DF) 15/03/2024 – A partir de hoje (15) de março, parte da liquidação interbancária da cobrança do documento será feita no mesmo dia do pagamentoA novidade é mais um projeto de modernização feito pelo setor bancário na modalidade de boletos, que englobará 136 bancos e será mandatória. Com a mudança, se o cliente pagar o boleto até *às 13h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após *às 13h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 15/03/2024 – A partir de hoje (15) de março, parte da liquidação interbancária da cobrança do documento será feita no mesmo dia do pagamentoA novidade é mais um projeto de modernização feito pelo setor bancário na modalidade de boletos, que englobará 136 bancos e será mandatória. Com a mudança, se o cliente pagar o boleto até *às 13h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após *às 13h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil
Economia Dado consta de uma pesquisa da Serasa. Rio de Janeiro 26/03/2025 - 08:15 Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional Serasa dívidas CPF CNPJ quarta-feira, 26 Março, 2025 - 08:15 1:59

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera