29/03/2025 às 10:53
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou sua viagem à Ásia, ao discursar no encerramento do Fórum Econômico Brasil-Vietnã, neste sábado, em Hanói, capital do Vietnã. O presidente afirmou que o Brasil tem o potencial de triplicar seu fluxo na balança comercial com o Vietnã.
Lula definiu, ainda, a importância da visita de Estado ao Vietnã que, entre outras conquistas, resultou na abertura do mercado do Vietnã à carne bovina brasileira.
O presidente afirmou que a abertura desse mercado “permitirá a instalação de plantas de processamento no país", reforçando o papel do Vietnã como porta de entrada do Brasil para a Associação de Nações do Sudeste Asiático, uma organização intergovernamental que visa o desenvolvimento econômico, social e cultural.
“Os países do Sudeste Asiático correspondem a quase 6,5% do PIB mundial em paridade de poder de compra. A negociação de um acordo Mercosul-Vietnã, que o Brasil pretende lançar ao assumir a presidência do bloco, também contribuirá para esse objetivo. O Brasil será a porta de entrada do Vietnã para a América Latina”, disse o presidente Lula.
O Vietnã foi a segunda parada do presidente na Ásia. Antes, Lula esteve em visita de Estado ao Japão. A previsão é que a comitiva retorne ao Brasil na noite deste domingo.
Para ler no celular, basta apontar a câmera