02/04/2025 às 21:59
O Brasil lamentou a decisão tomada pelo governo norte-americano de impor tarifas adicionais de 10% a todas as exportações brasileiras para os Estados Unidos.
Em nota conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, divulgada na noite desta quarta-feira (2), o governo federal informou que não descarta a possibilidade de recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o tarifaço americano. No entanto, destacou que a prioridade, neste momento, é negociar a reversão das medidas anunciadas pelo presidente Donald Trump.
De acordo com o comunicado, a taxação viola regras da OMC. Além disso, foram apresentadas estatísticas comerciais do próprio governo norte-americano, destacando que a balança comercial já é mais vantajosa para os Estados Unidos, porque o Brasil mais importa do que exporta para aquele país.
O texto ressaltou ainda a aprovação, pelo Congresso Nacional, do Projeto de Lei da Reciprocidade Econômica, que permite ao governo brasileiro adotar medidas contra países que imponham barreiras comerciais a produtos do Brasil.
Para ler no celular, basta apontar a câmera