02/04/2025 às 21:47
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) alcançou recorde de participação em sua 20ª edição. Estão inscritas 57.222 unidades escolares, representando 5.566 municípios.
Segundo o IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ao todo, a primeira fase da olimpíada receberá 18,6 milhões de alunos, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de instituições públicas e privadas.
As provas serão realizadas em duas fases: a primeira, no dia 3 de junho e a segunda, em 25 de outubro. Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia 22 de dezembro.
Os estudantes que conquistarem medalhas nacionais de ouro, prata ou bronze garantem vaga no Programa de Iniciação Científica Júnior, que vai oferecer aulas avançadas de matemática e bolsa de R$ 300 para alunos de escolas públicas.
A Olimpíada de Matemática vai distribuir 4.450 medalhas nacionais, além de 51 mil certificados de menção honrosa. A competição também premia os melhores desempenhos estaduais, com a entrega de pelo menos 20,5 mil.
A finalidade da competição é incentivar o estudo da matemática e identificar talentos na área. A participação também pode abrir portas para o ensino superior. Universidades públicas como USP e Unicamp oferecem vagas olímpicas para alunos com bom desempenho nessas competições.
*Com supervisão de Roberto Piza
Para ler no celular, basta apontar a câmera