03/04/2025 às 11:23
Com o tema “Despertar à Terra”, a edição de número 76 do Salão de Abril de Fortaleza, que reúne 38 artistas nordestinos, será aberta ao público nesta quinta-feira (3), no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.
São mais de sete décadas de história, o Salão de Abril é um dos eventos culturais mais importantes do Brasil e o terceiro maior da América Latina. Além de ser gratuito e aberto ao público, traz obras em diferentes formatos, como instalações, performances, fotografias, desenhos, videoarte, colagem e escultura.
O homenageado desta edição é o Mestre Júlio Santos, um dos mais renomados artistas cearenses ainda em atividade. Seus trabalhos, em fotopintura, celebram e resgatam as tradições culturais brasileiras. O Mestre conta que, ainda na infância, deixou uma possível vocação religiosa para se dedicar a fotopintura.
"E eu fui para um mosteiro Beneditino em Garanhuns, no interior de Pernambuco, para ser monge com 9 anos e meio de idade. E um dia, eu cheguei em casa para passar férias e o meu pai tava montando um estúdio de fotopintura. Eu vi aquilo e vislumbrei a possibilidade de deixar o mosteiro e vir para aquilo ali. Eu vivia num ninho preso e aí eu voei. Eu resolvi que eu não seria monge beneditino, mas eu seria monge da fotopintura."
A fotopintura é uma técnica fundamental na construção da memória visual do povo brasileiro. Atualmente, Mestre Júlio utiliza de forma criativa e experimental as ferramentas do Photoshop para realização da fotopintura digitalmente. Em 2010 ele teve sua obra catalogada no livro Júlio Santos: Mestre da Fotopintura.
No site salaodeabril.com.br é possível conhecer detalhes do Salão de Abril deste ano e realizar, inclusive, uma visita virtual e conhecer obras das quatro edições anteriores. É possível acessar também os catálogos destes 76 anos de história.
Cultura Artista é reconhecido pela fotopintura São Luís 03/04/2025 - 11:23 Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias Madson Euler - repórter da Rádio Nacional fotopintura Salão de Abril Mestre Júlio Santos quinta-feira, 3 Abril, 2025 - 11:23 2:13Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera