07/04/2025 às 07:03
Olá, gente amiga desse nosso programa que nesta segunda-feira, 7 de abril, celebra duas datas muito importantes: o Dia Mundial da Saúde e o Dia do Jornalista. Profissões que têm tudo a ver, afinal, ambas trabalham com prevenção e informação de qualidade.
E para destacar essa união tão necessária nos tempos atuais, Viva Maria homenageia a jornalista e escritora Cristina Serra, referência nacional pelo compromisso com a verdade e pela coragem de enfrentar os temas mais desafiadores da nossa sociedade.
Foi pelos caminhos da reportagem que Cristina Serra nos apresentou Paula Geralda Alves, a “mulher-sirene”, personagem do seu livro sobre a tragédia de Mariana. Geralda é símbolo de resistência e coragem, tendo usado sua própria voz para salvar vidas.
Cristina também é autora de "Nós, Sobreviventes do Ódio", livro que reúne 224 crônicas escritas ao longo do governo de Jair Bolsonaro. A publicação denuncia retrocessos, ataques à democracia e, principalmente, à vida. Entre os temas abordados, o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
Nesta entrevista especial ao Viva Maria, Cristina relembra o papel decisivo do jornalismo durante a pandemia da Covid-19 e reforça a importância de combater a doença da desinformação, que ainda ameaça tantas vidas.
Para ela, o diploma de jornalista deve voltar a ser exigido no Brasil, justamente como forma de reafirmar a ética e o compromisso com os direitos humanos. Em tempos de fake news, ela defende a valorização do jornalismo feito com responsabilidade e sensibilidade.
Para ler no celular, basta apontar a câmera