Sousa/PB -

Extras

Anatel abre canal no WhatsApp para receber reclamações de consumidores

Rádio Agência

10/04/2025 às 20:53

Tamanho da Fonte

Baixar

Consumidores que enfrentam problemas com as operadoras de telefonia passam a contar com um novo canal digital para reclamações na Anatel. A agência já está recebendo essas queixas por WhatsApp. O objetivo é melhorar o suporte aos consumidores e simplificar o processo de registro e acompanhamento de reclamações. Atualmente, os canais digitais da Anatel já concentram mais de 70% desses registros. 

No WhatsApp vai ser possível registrar, consultar e reabrir protocolos. Futuramente, também será possível fazer consulta de informações pelo novo canal.

A superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Cristiana Camarate, explica que, para usar o serviço, é preciso que o consumidor seja cadastrado no site da Anatel ou pelo call center:

“O cadastro pode ser realizado no nosso site, pelo aplicativo Anatel Consumidor ou pelo call center 1331. Depois que o consumidor fez o cadastro e o registro, a queixa é automaticamente encaminhada e o processo de resolução é iniciado”.

A jornalista Míriam Silva teve várias experiências ruins nos atendimentos das operadoras de telefonia celular. Para ela, um dos grandes problemas desses serviços são os atendimentos robotizados. Segundo Míriam, mesmo quando é possível falar com um atendente humano, eles também agem como robôs.

Para acessar o novo canal da Anatel, basta adicionar o número 0800 61 0 1331 no WhatsApp e iniciar a conversa. Os outros canais de atendimento disponíveis – aplicativo Anatel, portal Anatel e call center – continuam funcionando normalmente para receber denúncias, sugestões e outras manifestações. 

Segundo dados da agência, em 2025, foram recebidas mais de 400 mil reclamações contra as operadoras. Ao todo, 92% dos casos foram resolvidos, com uma média de oito dias.

*Com produção de Dayana Vítor

Brasília (DF), 23/01/2025 - Telefone celular com ligações de spam ou fraude. As prestadoras de telefonia móvel e fixa terão que enviar mensalmente à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os relatórios referentes a chamadas recebidas, incluindo aquelas com indícios de alteração indevida de código de acesso (spoofing) nos números de telefones. Esta técnica é usada por criminosos para falsificar o número de telefone de uma ligação.. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 23/01/2025 - Telefone celular com ligações de spam ou fraude. As prestadoras de telefonia móvel e fixa terão que enviar mensalmente à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os relatórios referentes a chamadas recebidas, incluindo aquelas com indícios de alteração indevida de código de acesso (spoofing) nos números de telefones. Esta técnica é usada por criminosos para falsificar o número de telefone de uma ligação.. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
© Bruno Peres/Agência Brasil
Geral Objetivo é melhorar suporte e simplificar processo de registro Rio de Janeiro 10/04/2025 - 20:53 Roberto Piza / Rafael Guimarães Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Anatel Telefonia WhatsApp reclamações quinta-feira, 10 Abril, 2025 - 20:53 2:38

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera