Sousa/PB -

Extras

Projeto formará jovens para defesa de direitos em seus territórios

Rádio Agência

11/04/2025 às 19:17

Tamanho da Fonte

Baixar

O programa Jovens Defensores Populares foi lançado, nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro. A iniciativa prevê a formação de mil jovens, em diferentes regiões do Brasil, para atuar na defesa de direitos e no engajamento cívico-político, com atuação efetiva na melhoria das condições de vida nas áreas ondem vivem.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Agenda Jovem da Fundação Oswaldo Cruz, a Secretaria Nacional da Juventude, o Instituto de Referência Negra Peregum e o Levante Popular da Juventude.

A iniciativa é voltada para jovens de regiões periféricas, favelas, comunidades tradicionais e de baixa renda. O programa será desenvolvido no Distrito Federal e nos estados do Pará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante a formação, jovens entre 18 e 29 anos receberão uma bolsa mensal de R$500. O percurso de estudos inclui formação em direitos humanos e políticas públicas, além de pesquisa, diagnóstico e ação direta em territórios, onde os participantes terão a oportunidade de identificar violações de direitos e propor soluções práticas par a intervenções nas realidades locais.

Sheila de Carvalho, secretária da Secretaria de Acesso à Justiça, no Ministério da Justiça e Segurança Publica, explica que o objetivo é unir teoria e prática.

“Não só fazer uma formação desses jovens, mas também, a cada módulo, a cada processo de formação, a cada agenda que eles trabalhem, eles terem uma tarefa de desenvolver algum tipo de ação comunitária relacionada àquele conteúdo que eles aprenderam”, disse.

Ela também destaca que a meta maior é engajar os jovens na justiça. “Com essa iniciativa, nós pretendemos criar e gerar mais mobilização dentro do campo da juventude para a agenda de acesso à justiça”.

Ao todo, serão 6 módulos de instrução, com 36 encontros presenciais e online, com pesquisas de campo, laboratórios de criação, atuação e intervenção no território. O percurso formativo totaliza 190 horas.

Brasília (DF) 16/10/2023 - Acampamento da Juventude em Luta, por Terra e Soberania Popular realizado pela Via Campesina. reúne dois mil jovens camponeses de 22 estados. Na programação, debates sobre a conjuntura política nacional e global, a questão feminista e antirracista, arte, cultura e as tarefas da juventude frente às questões ambientais.Foto: José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 16/10/2023 - Acampamento da Juventude em Luta, por Terra e Soberania Popular realizado pela Via Campesina. reúne dois mil jovens camponeses de 22 estados. Na programação, debates sobre a conjuntura política nacional e global, a questão feminista e antirracista, arte, cultura e as tarefas da juventude frente às questões ambientais.Foto: José Cruz/Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil
Direitos Humanos Programa oferece curso e bolsa de $ 500 a jovens de 18 a 29 anos Rio de Janeiro 11/04/2025 - 19:17 Roberto Piza / Paulliny Fernandes Carolina Pessoa, da Rádio Nacional Jovens Defensores Populares Direitos Humanos Justiça sexta-feira, 11 Abril, 2025 - 19:17 2:04

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera