16/04/2025 às 19:34
Ozempic, Wegovy e outros similares, medicamentos usados amplamente para perda de peso, terão a receita retida nas farmácias a partir de abril do ano que vem. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (16) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Esse tipo de medicação injetável, que tem aparência de uma caneta, foi desenvolvida para tratar diabetes tipo 2.
Mas, ficou conhecida pela divulgação de conteúdos que destacavam a eficiência no emagrecimento, baixa chance de dependência, poucas contraindicações e reações.
Só que uma dessas reações, a inflamação do pâncreas, chamou a atenção depois que o uso do medicamento, que tem o nome genérico de semaglutida, virou uma febre descontrolada. Foi o que destacou a diretora da Anvisa, Danitza Buvinich.
Hoje, medicamentos como Ozempic e similares a ele são classificados como tarja vermelha.
Isso significa que a receita médica é exigida, mas não é retida. Com a decisão, ela passa a ser retida, como já acontece com os antibióticos.
O objetivo, segundo a Anvisa, é ter um controle mais rigoroso sobre esses remédios. Como explicou o diretor da agência, Daniel Pereira.
De acordo com especialistas, o uso de emagrecedores, sem acompanhamento médico e associado a uma dosagem inadequada, pode provocar também náuseas, distensão abdominal, constipação ou diarreia.
Para ler no celular, basta apontar a câmera