17/04/2025 às 12:53
Especialistas de uma empresa privada, com apoio da Embrapa, vão percorrer mais de 40 mil quilômetros coletando informações sobre a produtividade das plantações florestais no Brasil. A 'Expedição Silvicultura', como foi batizada, é um projeto inédito para aprofundar o conhecimento sobre as condições da produção no país. Essa jornada científica está prevista para começar no mês de junho.
A ideia é visitar centenas de propriedades e entrevistar proprietários e gestores florestais, além de coletar dados quantitativos e qualitativos.
Serão visitadas, por exemplo, áreas de cultivo de eucalipto e pinus - o conhecido pinheiro -, além de espécies regionais como a acácia, araucária, entre outras. Os pesquisadores devem coletar dados como diâmetro e altura das árvores, além de informações sobre práticas de manejo, uso de insumos e tecnologias.
As informações serão relacionadas às tendências de investimento, custos de produção e expectativas dos produtores dos diferentes setores. Também serão avaliadas as práticas socioambientais de cada região e os impactos das mudanças climáticas.
Para toda essa tarefa, são necessários especialistas em: sensoriamento remoto; mensuração e proteção florestal; fertilidade e manejo do solo. Por isso, uma equipe da Embrapa vai dar o apoio técnico no planejamento da coleta, análise dos dados e produção do relatório final.
O trajeto dos pesquisadores vai começar no Rio Grande do Sul, sobe para a região Centro-Oeste, passa por quase todo o Nordeste, para terminar no interior de São Paulo, cruzando um total de 16 estados até o mês de agosto. No trajeto, estão planejados pelo menos nove eventos presenciais, com palestras e troca de experiência entre especialistas e instituições do setor de produção florestal de cada região.
Para ler no celular, basta apontar a câmera