17/04/2025 às 17:18
Registro nacional para animais, com direito a QR code na coleira e microchip para localização. Isso tudo para evitar abandono e maus tratos contra cães e gatos. É o SinPatinhas, o Sistema de Cadastro Nacional de Animais Domésticos, lançado nesta quinta-feira (17) dentro do programa Pró Patinhas.
A ideia é promover o controle populacional ético, a prevenção ao abandono, o enfrentamento aos maus tratos e a qualificação de veterinários, gestores e agentes de segurança. Para os tutores, o SinPatinhas dará mais segurança, como explica a diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente, Vanessa Negrini.
A Vanessa explicou que o programa também vai permitir a adoção responsável e criar um cadastro restritivo. Ou seja, quem tem histórico de maus tratos vai ter o nome incluído nessa lista e ficará impedido de levar para casa novos bichinhos. Os veterinários terão acesso ao sistema.
Esse cadastro nacional vai permitir o mapeamento e a elaboração de futuras ações. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, detalha.
Ficou interessado? É só cadastrar seu bichinho na plataforma gov.br. Tutores, ONGS, estados e municípios já podem fazer esse cadastro. Lá você terá todas as informações sobre vacinação, castração e outras campanhas. E também sobre a microchipagem. É tudo de graça e voluntário. E os dados estarão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados e não serão expostos publicamente.
Para ler no celular, basta apontar a câmera