20/04/2025 às 12:59
As 61 mil escolas brasileiras, que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), estão convidadas a participar da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O projeto é uma oportunidade para reunir as escolas que desenvolvem pesquisas e produção de conhecimento sobre enfrentamento das mudanças do clima em um grande evento em setembro.
As escolas que já realizaram a fase inicial "Conferência na Escola" devem registrar o projeto da ação e os dados dos participantes no portal do MEC. Os delegados e suplentes são estudantes de 11 a 14 anos, interessados pela causa socioambiental, e eleitos pelos seus próprios colegas para representá-los. Eles vão defender o projeto nas etapas posteriores do processo. O cadastro do projeto escolhido pela escola está aberto até o dia 30 de maio.
Depois, é a vez das etapas municipais e regionais, que acontecem até 20 de junho.
A 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente está prevista para ocorrer de 2 a 5 de setembro, em Brasília, e é promovida pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, em parceria com o de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A iniciativa foi realizada pela primeira vez em 2003. Nas cinco edições anteriores, até 2018, participaram mais de 20 milhões de estudantes, professores e educadores.
Para ler no celular, basta apontar a câmera