21/04/2025 às 17:53
O cardeal dom Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, fez uma coletiva com a imprensa comentando sua relação com o papa Francisco. Os dois conviveram no Colégio de Cardeais, e o brasileiro destacou alguns pontos do legado do argentino:
“A figura do papa Francisco e o seu legado vão muito além daquilo que nós podemos expressar na Igreja (...). Posso dizer que os ensinamentos, os gestos do papa Francisco, repercutiram muito na igreja e no mundo, não só pelas suas implicações internas na vida da Igreja, mas pelo significado ético, religioso, político dos seus ensinamentos, daquilo que ele fez, daquilo que ele realizou e nos ensinou”.
Outro ponto destacado por dom Sérgio em relação ao pontífice foi sua escolha por uma vivência menos luxuosa, diferente dos papas anteriores: “A própria escolha do nome Francisco já expressava essa simplicidade”, lembrou o religioso.
Sobre os próximos passos, o cardeal aguarda ainda uma informação oficial da Igreja, mas acredita, extraoficialmente, que, a partir de quarta-feira (23), deve começar o velório, com o enterro sendo neste sábado (26) e o conclave, em 15 ou 20 dias.
Para ler no celular, basta apontar a câmera