21/04/2025 às 12:44
Centenas de missas e celebrações vão homenagear o Papa Francisco ao longo desta segunda-feira (21). Uma delas começou ao meio-dia, na Catedral da Sé, na capital paulista.
Já no Santuário de Aparecida, todas as seis celebrações que já estavam previstas para hoje, agora terão um momento de homenagem ao Papa; uma foto do pontífice também está colocada de maneira permanente no altar da Basílica.
A tão aguardada canonização de Carlo Acutis, que será o primeiro santo nascido após 1990, da Igreja Católica, foi oficialmente adiada após a morte do Papa Francisco. A cerimônia estava marcada para o próximo domingo, na Praça de São Pedro, como parte das celebrações jubilares dedicadas aos adolescentes.
As homenagens a Francisco continuam ao redor do mundo. Em sua declaração, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres destacou o histórico discurso do Papa Francisco na Assembleia Geral, em 2015, quando o pontífice falou de injustiça social, combate à pobreza e à mudança climática. Guterres lembrou que Francisco foi um grande apoiador do trabalho da organização, compareceu a eventos das agências em Roma, sempre colocando os que não têm voz no centro das atenções.
O clube de futebol argentino San Lorenzo, time que tinha a torcida do Papa, fez uma homenagem ao seu ilustre torcedor pelas redes sociais destacando que “Nunca foi um a mais, sempre foi um dos nossos". O Ciclón, como o San Lorenzo é chamado pela torcida, também publicou um vídeo com imagens que revelam a relação do Papa-torcedor com o time. Na Itália, quatro jogos da Série A, que ocorreriam ao longo desta segunda-feira, foram cancelados.
Aqui no Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol emitiu nota lamentando a morte do pontífice e declarou luto de sete dias, além de um minuto de silêncio nos jogos organizados pela entidade. O Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, relembrou a luta do Santo Padre contra o racismo no futebol.
Para ler no celular, basta apontar a câmera