22/04/2025 às 12:16
Até 25 de abril, escolas públicas de todo o país estão mobilizadas para atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes. A meta é imunizar 90% dos alunos entre 9 e 14 anos. São mais de 27 milhões de alunos de cerca de 110 mil escolas em 5.544 municípios. O número representa 80% das instituições da rede pública de ensino. Essa é a maior adesão da história do programa desde sua criação em 2007. São aplicadas vacinas contra febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola, tríplice bacteriana, meningocócica e HPV.
Para viabilizar essa estratégia, o Ministério da Saúde destinou 150 milhões de reais para estados e municípios. A partir deste ano, a vacinação nas escolas passa a ser reconhecida como estratégia específica de imunização. As doses aplicadas nas escolas ou por encaminhamento escolar devem ser registradas com a opção “Vacinação Escolar”. O registro padronizado permitirá monitoramento mais preciso do impacto da iniciativa.
Outra novidade é a Caderneta Digital de Saúde da Criança, que agora está integrada ao aplicativo “Meu SUS Digital”. Os dados serão lançados em tempo real pela Rede Nacional de Dados em Saúde. Na plataforma é possível acompanhar o histórico de vacinas, previsão das próximas doses e lembretes para vacinar. Todos os conteúdos educativos da versão física da Caderneta também estão disponíveis de forma digital e interativa, em um espaço exclusivo no aplicativo.
Na plataforma, é possível ter acesso a informações essenciais sobre os cuidados e o desenvolvimento das crianças. Além disso, um panorama completo da saúde da criança, com informações sobre vacinação, crescimento, desenvolvimento infantil, saúde bucal e o histórico clínico. Também fazem parte desta nova versão, orientações práticas sobre amamentação, alimentação saudável, prevenção de acidentes, uso consciente de eletrônicos, combate à violência, prematuridade e outros aspectos essenciais para o bem-estar infantil.
Para ler no celular, basta apontar a câmera