Sousa/PB -

Extras

Inscrição para o Encceja vai até 2 de maio

Rádio Agência

22/04/2025 às 14:53

Tamanho da Fonte

Baixar

Jovens e adultos que não concluíram os estudos têm uma oportunidade agora: estão abertas as inscrições para o Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos de 2025. O prazo vai até o dia 2 de maio. Esse mesmo prazo vale para solicitações de atendimento especializado e para uso do nome social.

O Encceja é aplicado pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. É de graça e voluntário para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada.

O Encceja é utilizado desde 2002, como instrumento para a certificação de competências adquiridas, tanto no ambiente escolar quanto em experiências de vida e de trabalho. Os resultados são usados pelas secretarias de Educação e institutos federais como base para emitir os certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio.

Além de contribuir para a retomada da vida escolar de milhares de brasileiros, o Encceja também orienta políticas públicas para o EJA - Educação de Jovens e Adultos.

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Para o ensino fundamental, as disciplinas avaliadas são Matemática, Língua Portuguesa e Estrangeira, Artes, e Ciências Humanas. Para o ensino médio, serão também quatro provas objetivas, nas mesmas disciplinas.

O exame acontece em dois turnos, e a prova tem duração máxima de quatro horas pela manhã, e 5 horas de duração à tarde.

A data das provas já está marcada: dia 3 de agosto.

Brasília (DF) - O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criada em 2002 com o objetivo de avaliar o conhecimento das pessoas que voltaram a estudar porque não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Foto: Ana Carla Sodré/Ascom/Inep Brasília (DF) - O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criada em 2002 com o objetivo de avaliar o conhecimento das pessoas que voltaram a estudar porque não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Foto: Ana Carla Sodré/Ascom/Inep
© Ana Carla Sodré/Ascom/Inep
Educação Exame é oportunidade para jovens e adultos que não concluíram estudos São Paulo 22/04/2025 - 14:53 Leila Santos / Liliane Farias Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional Encceja terça-feira, 22 Abril, 2025 - 14:53 1:51

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera