23/04/2025 às 11:35
Na Igreja Matriz, em Quintino, zona norte carioca, as missas ocorrem durante todo o dia, encerrando às 20h30.
A advogada Isabel Ribeiro participou pela terceira vez da alvorada. Ela diz que a devoção pelo Santo Guerreiro começou por causa da família.
Isabel ainda ressalta a força da oração de São Jorge.
Na crença católica, São Jorge é considerado padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Com o título de Santo Guerreiro, ele simboliza um guia contra as dificuldades da existência humana, aquele que ajuda na luta contra o mal e os problemas.
Nas religiões de matriz africana, São Jorge é sincretizado Ogum, orixá cultuado no candomblé e na umbanda como o Senhor da guerra, do ferro, da metalurgia, dos caminhos, da caça e da agricultura. Ele representa força e coragem. E é em sua homenagem que os atabaques tocam hoje em diversos terreiros.
Além dos atos religiosos, a data também tem seu lado profano, sendo comemorada com a tradicional feijoada em quadras de escolas de samba e rodas de samba, por toda a cidade.
A popularidade de São Jorge é tamanha que transcende a capital e o santo ganhou inclusive um feriado estadual todo dedicado a louvar seus poderes.
*Com informações da Agência Brasil.
Para ler no celular, basta apontar a câmera