26/04/2025 às 17:22
Abril é marcado pelo dia dos povos indígenas e também é o mês de vacinação para essa população. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde, quer intensificar a cobertura vacinal em territórios indígenas de todo o Brasil.
A vacinação vai até o dia 24 de maio e foram mobilizados mais de 2.500 trabalhadores para chegar às regiões mais remotas do país. A previsão é vacinar mais de 72 mil indígenas.
Os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) oferecem todos os imunizantes que fazem parte do calendário vacinal brasileiro.
A ação acontece ao mesmo tempo que a semana de vacinação das américas, promovida pela OPAS, a Organização Pan-Americana de Saúde.
O Secretário da Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI), Weibe Tapeba e o Zé Gotinha convidam para a vacinação.
"Nós estamos aqui, ao lado do nosso amigo Zé Gotinha, o nosso Zé Gotinha que usa cocar e maracá também, para a gente anunciar a realização do mês de vacinação dos povos indígenas. Nós conclamamos a todos os profissionais de saúde para se envolverem nessa grande campanha, as nossas comunidades e lideranças, professores, gestores das nossas organizações indígenas para fazer esse mês de vacinação dos povos indígenas como sendo o mais organizado, o mais resolutivo da história da SESAI, da saúde indígena".
A vacinação desse público exige grande esforço, porque muitos moram em áreas de difícil acesso. A expectativa do Ministério da Saúde é aplicar cerca de 96 mil doses de imunizantes contemplando ao todo 962 aldeias.
Entre as vacinas disponíveis estão: Hepatite A e B; Penta, contra a poliomielite, contra o rotavírus, meningite e febre amarela. Além da vacina contra o sarampo, rubéola, caxumba e varicela.
Lembrando que a vacinação dos povos indígenas vai até o dia 24 de maio.
Para ler no celular, basta apontar a câmera