Sousa/PB -

Extras

Catálago oferece conhecimento da história dos povos indígenas

Rádio Agência

28/04/2025 às 15:24

Tamanho da Fonte

Baixar

A Biblioteca Nacional lançou uma ferramenta para auxiliar no conhecimento da história dos povos indígenas. É um catálogo temático com acesso gratuito a milhares de documentos registrando a presença dos povos na formação do Brasil, desde o século 16 ao 19. O conjunto, que traz ampla variedade de temas, faz parte do projeto Resgate Barão de Rio Branco, com o objetivo de catalogar e reproduzir a documentação histórica manuscrita referente ao Brasil, do período anterior à Independência.

Luciano Figueiredo, coordenador do projeto, destaca a importância da iniciativa.

“Ele traz o maior acervo de originais já organizado sobre a questão indígena na história do Brasil. Importante que a gente diga, que os originais estão no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa e a Biblioteca Nacional, através do Projeto Resgate, oferece a imagem desses documentos, digitalizados naturalmente, e organizados, para que os usuários consultem de maneira gratuita no site”.

O especialista dá mais detalhes sobre o conteúdo exposto.

“O catálogo oferece um pouco, deixa a vista, as raízes da memória, das lutas, das resistências, das opressões, das maneiras desses grupos se afirmarem desde o período do contato inicial no século 16 até o período de conquista, de avanços sobre as terras, a incorporação desses grupos às populações coloniais”.

Segundo o coordenador, a pesquisa também pode ser feita a partir das diferentes nações indígenas do Brasil Colônia e as designações que elas recebiam.

Brasília (DF), 05/06/2023 - Povos indígenas de diversas etnias montam acampamento em Brasília para mobilização contra o Marco Temporal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 05/06/2023 - Povos indígenas de diversas etnias montam acampamento em Brasília para mobilização contra o Marco Temporal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Cultura Biblioteca Nacional lança ferramenta para acesso ao acervo Rio de Janeiro 28/04/2025 - 15:24 Fábio Cardoso / Liliane Farias Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional Indígenas segunda-feira, 28 Abril, 2025 - 15:24 1:43

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera